quinta-feira, 26 de setembro de 2013

móveis e acessórios feitos com materiais reciclados são expostos em londres!

O nome da exposição é questionador, pois diariamente geramos uma quantidade desnecessária de lixo, sem pensar que parte dele pode se transformar em novos e surpreendentes objetos. O objetivo da mostra é fazer com que as pessoas olhem para o lixo de maneira diferente e percebam que a mudança pode vir de detalhes inusitados. Outro problema levantado pelos designers que participam da exposição é o olhar do consumidor em relação a produtos reciclados. Ao contrário do que muitos imaginam, essas peças possuem qualidade e são tão charmosas quanto qualquer outro móvel desenhado por designers. "Bom design não precisa custar nada ao planeta", disse Aaron Moore, designer participante da mostra. Outra mostra que acontece em Londres faz uma homenagem ao designer espanhol Javier Mariscal, criador do bonequinho Cobi, mascote das Olimpíadas de Barcelona.



Quando o assunto é iluminação, não faltam opções. Parece que os designers têm uma verdadeira paixão por esse tema, pois o consumo de energia em excesso também é um obstáculo para a preservação dos recursos naturais. Uma das soluções mais simples é utilizar garrafas para montar uma composição, como fez Yoon Bahk (com a parte superior de garrafas de vinho), para criar o pendente Drunk.




Segundo Bahk, “o design ecologicamente correto virou moda. Já que os consumidores estão mais conscientes sobre consumo sustentável, produtos estão sendo fabricados para serem eco-friendly, dessa forma melhorando seu desempenho de venda. Porém, sustentabilidade não pode ser tratada como um capricho.” Lizzie Lee deu uma nova cara para garrafas plásticas de leite, ao fundi-las com renda e então transformar o resultado em uma luminária.



As garrafas pet também foram a matéria-prima de Tea Un Kim. Revestidas por meias-calças, que também tem um ciclo de vida curto, transformam-se em luminárias.


A Jar Jar, criação do studio Startup Design, é formada por dois potes de geléia: um serve de base e o outro de cúpula.


Louisa Cranmore uniu a paixão por crochê e pelo design ecologicamente correto para produzir a luminária Stitch One. Potes plásticos (usados pra armazenar café, açúcar e afins) foram revestidos com capas de crochê, e o resultado é um efeito aconchegante e uma peça com ar retrô.



Quem diria que até mesmo um carrinho de supermercado pode se transformar em uma peça de mobiliário? O pessoal do Reestore teve a idéia.
                                                E ai?? gostaram das ideias?? Inspirem-se

Nenhum comentário:

Postar um comentário